sábado, 29 de março de 2008

Escutar

Acredito que saber escutar é uma demonstração de sabedoria. A maneira como escutamos é decisiva. Entretanto, apesar da boa intenção, um conselho é dado sempre a partir de uma experiência alheia e que pode simplesmente estar totalmente fora de nossas expectativa, realidade e objetivo. Fazer a sua própria experiência é a melhor atitude. Encontra-se, é verdade, mas não facilmente, pessoas que enxergam as coisas num mesmo patamar e, aí sim, conseguem passar algo no nível da realidade de quem escuta. Mas a melhor ajuda é a que vem de quem está realmente preparado para ajudar.

sexta-feira, 28 de março de 2008

Poesia

(...) "Você pode visitar o passado sem poesia e talvez até faça um levantamento mais preciso do que foi perdido. Mas só com a poesia recuperará não apenas um tempo mas seu sentimento, aquilo que fica invisível e indizível entre as coisas." (...) Trecho de Luis Fernando Veríssimo na contracapa do livro "amor ao porto", de Isaac Starosta.

Processamento paralelo

Há um problema em relação aos processadores de vários núcleos. O hardware atual está mais avançado que o software, ou seja, o processamento mais rápido em chips de dois ou mais núcleos se deve ao processamento paralelo, mas os aplicativos e sistemas operacionais atuais (qualquer deles) não estão preparados para aproveitar a funcionalidade multinuclear. A coluna Tecnologia da Informação (ZH Digital, 26/03/2008), de Neyde Zys, que aborda o tema, pode ser resumida com a seguinte frase dali colhida: "Na última semana, Intel e Microsoft se juntaram à Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, para pesquisar novas formas de programação voltadas aos processadores com vários núcleos, capazes de carregar diversos conjuntos de instrução."

quinta-feira, 27 de março de 2008

Dois pesos e duas medidas

1. O Paulo Santana diz tem que inventar assuntos, porque faz três crônicas diárias. Já o Veríssimo é naturalmente formador de opinião. Na coluna dele de hoje em ZH, lembra da atuação da mídia em relação ao governo anterior ao de Lula e agora. As nebulosidades de antes não tinham metade do destaque de agora.


2. Já na coluna Página 10, sobre política, diz: “Os deputados do PT não perderam ontem a oportunidade de fustigar o Piratini ao lembrar que o empréstimo do Banco Mundial só foi possível graças à boa vontade do governo Lula.” Bem lembrado por dois motivos. Quando Itamar deu calote e Olívio sinalizou fazer o mesmo em relação ao governo federal, o então Presidente FHC e seu Ministro da Fazenda, Pedro Malan escreveram uma carta ao credores internacionais para não darem crédito aos estados de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul. Retaliação. Se viu novamente parcialidade e terceiro turno na reedição de uma lei que beneficiou a Bahia no caso Ford. A montadora contou com o apoio do grupo Yeda / Britto que era da base aliada do governo central da época.


Veríssimo ainda fala sobre os tímidos, como ele. Vale a pena ler.

Sobre tecnologia

O sucesso dos laptops ultraportáteis (ou subnotebooks ou minilaptops) já havia sido previsto num blog da info. Em menos de seis meses de lançamento do Eee PC, da Asus (tela de 7"), em 2007, foram vendidas 350 mil unidades (fonte: ZH Digital, 19/03/2008).
A próxima tendência na web, conforme Vanessa Nunes, colunista do ZH Digital, são as páginas personalizadas tipo netvibes, igoogle, pageflakes e my yahoo.