quinta-feira, 6 de novembro de 2008

O nome do momento

Há uma grande esperança depositada no novo presidente dos Estados Unidos. E essa esperança vai além fronteiras, com comemorações em muitos países do mundo. Alguns desejam que ele revogue o embargo econômico à Cuba, outros que promova a resolução dos conflitos no Oriente Médio. Os próprios americanos parecem acreditar numa mudança. A América do Sul, mesmo Evo Morales e Hugo Chaves, está simpática à eleição de Obama. É uma responsabilidade muito grande. Não sei se iria querer estar na pele do democrata com toda essa expectativa que surge. Espero que, assim como Lula, Obama tenha bastante bom senso, responsabilidade e até mesmo supere as expectativas. Porque até Lula ser eleito, muito se duvidou da sua capacidade e responsabilidade, por preconceito, na verdade.

Preparar-se bem é importante

O segredo da boa campanha do Grêmio no Campeonato Brasileiro deste ano está no tempo de preparação que o time teve antes do início do campeonato. Com a desclassificação precoce no Gauchão e na Copa do Brasil, a equipe, mesmo modesta, pode treinar (bem) mais tempo que os adversários, visando os confrontos do Brasileirão. Ao contrário, por exemplo, do Inter, que foi à final do Gauchão e à semi-final da Copa do Brasil, entrando calendário do Brasileiro a dentro. Isso mostra que treino ajuda sim, na conquista dos objetivos que temos, sejam ou não esportivos esses objetivos.
Entretanto, parece que já dá sinais de esgotamento técnico e a tendência agora é queda de rendimentos e resultados. Se o Flamengo fosse um adversário mais regular, provavelmente o Grêmio teria grandes chances de nem ir à Libertadores. Mesmo que esse perigo ainda seja iminente, esse adversário não é tão competitivo.