sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Refletir com olhar atento

"A verdadeira religião está dentro do homem", assim aprendemos. Traduzo digitando que a a verdadeira religião é a que leva a pessoa a gestos concretos, com atitude firme e positiva. É preciso mostrar a cara, mostrar quem se é de forma transparente. A verdade nos deixa melhores. Cada um têm um pedaço dela. É grande demais para caber em uma única pessoa. Alguns líderes que buscam disciplinar os outros conseguem comunicar coisas importantes, mas a maneira como recebemos esta informações deve ser de alerta e/ou reflexão, e não como uma verdade acabada.

Atitude política

Esta notícia é do site Terra (15/08/2007), mas quero relembrá-la neste momento.

Caminhoneiro devolve carteira com R$ 10 mil no RS

Um caminhoneiro de Bento Gonçalves (RS) devolveu ao dono uma carteira com mais de R$ 10 mil em cheques e dinheiro, que havia encontrado em um posto de gasolina. Leonardo Miguel Dendena, 65 anos, localizou o dono do dinheiro por meio de um folder da empresa dele que havia sido deixado no local. A informação é do jornal O Pioneiro.
O dono da carteira, empresário de São Marcos, tinha ido a Bento Gonçalves a negócios e voltava à sede da empresa, em Flores da Cunha. Ele deixou a carteira cair quando foi ao banheiro e só percebeu a perda quando recebeu um telefonema da mulher, pelo celular, avisando que alguém a havia encontrado.
O empresário não quis divulgar o nome por questões de segurança. O caminhoneiro não retirou nada de dentro da carteira e também não quis recompensa.


A li no site www.clicrbs.com.br no mesmo dia de sua publicação. Um internauta fez o seguinte comentário: "este é um dos poucos brasileiros que pode falar de nossos políticos". Concordei. E também fiz a minha observação: gostei da notícia, mas mais do comentário anterior. Podemos ser críticos sim, mas é mais fácil enxergar o erro nos outros. Sou crítico sim. Que nenhum brasileiro seja ingênuo por demais, mas primeiro façamos a nossa parte. Um coração que julga, mas não realiza, não é sincero. É vento na areia. Quem faz a sua parte, pode e deve querer sim, que os outros também façam a sua.

Sobre a reputação do funcionalismo público

Ainda há pouco falava com um prima pelo msn. Ela me contou que estava feliz no novo emprego. Do que mais estava gostando? De se sentir útil. Concordei acrescentando que achava ótimo também e que a felicidade que encontramos nesses momentos acaba por se transmitir para as outras pessoas que se aproximam e/ou fazem contato conosco. Melhora nossa auto-estima e conseqüentemente melhora nossa vida e atitude diante da vida.
Combinou com uma outra reflexão que poucos minutos antes tinha feito. O funcionário público que é mau visto, não o é por não trabalhar, pois, às vezes, ele é o único naquela função e não há como não fazer nada o tempo todo. O funcionário público que é mau visto, assim o é por causa da má vontade com que ele acaba por demonstrar. Ou ele está com algum problema extra ofício ou está fazendo algo que não gosta, e só está ali por causa do dinheiro. É claro que todo mundo precisa. Mas, se não está motivado, ou ele muda sua visão ou se esforce para conseguir algo melhor.