quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Plantação de eucalipto na metade sul do RS

05 de outubro de 2006

Muito interessante a abordagem do candidato do PV ao governo do estado do RS, Edison Pereira, ontem à noite, no debate exibido na afiliada da TV Globo aqui no estado (RBS TV). Ele citou os casos do norte do Espírito Santo e no sul da Bahia. Nestas regiões a Aracruz possui terras e foram plantados eucaliptos. O resultado foi que, do 2º ano em diante, criou-se um deserto verde nas terras "florestadas", e não só as que foram plantadas, lembrando o exemplo de um camponês que não quis vender a sua terra à empresa fabricante de celulose. A plantação de eucalipto passou ao lado da sua terra. Depois de algum tempo, nada mais nascia na sua propriedade. Nada. Uma miséria total para quem vive no campo.

O candidato prometeu executar sexta-feira, na esquina democrática (centro de Porto Alegre), quando o PV vai estar reunido ali, um vídeo que mostra justamente o chamado “deserto verde” que esse tipo de plantação gera, arruinando o solo.

É interessante também porque, no debate, o governador atual citou como bem-feitoria sua para o Rio Grande do Sul a vinda de fabricantes de celulose para a metade sul do estado.

Alertar e debater com a população da metade sul é importante para decidirmos até que ponto os benefícios e os prejuízos decorrentes desses negócios deverão ser considerados. Vou tentar conseguir esse vídeo prometido com o próprio PV.

Nenhum comentário: